terça-feira, 15 de maio de 2012

Farmácias populares de Fortaleza vão distribuir remédios para asma de graça



Três medicamentos para asma vão ser distribuídos de graça em farmácias populares de Fortaleza, a partir de 4 de junho. O Ministério da Saúde irá incluir os remédios no programa Saúde Não Tem Preço, que já beneficia a população que tem hipertensão e diabetes em todo o país.  Atualmente, o município conta com três drogarias populares da rede própria (administradas e montadas pela Prefeitura) e mais de 100 conveniadas da rede privada.
De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), a asma atinge 10% da população cearense. Em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que cerca de 4.980 crianças com a doença estão cadastradas no Programa de Atendimento Crianças com Asma, e já são assistidas pelos Postos de Saúde do Município, que distribuem medicamentos e bombinhas.
Dentre os medicamentos estão: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. A população vai poder retirar os três remédios em dez apresentações. Confira:
Fonte: Ministério da Saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, a asma está entre as principais causas de internação entre crianças de até 6 anos. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram em crianças nesta faixa etária. Além disso, aproximadamente 2,5 mil pessoas morrem, por ano, por causa da doença.
Segundo o ministério, a ação faz parte do programa Brasil Carinhoso. O projeto tem como objetivo retirar crianças entre 0 e 6 anos da miséria. Para alcançar a meta, o governo federal informou que vai ampliar o valor do Bolsa Família. Isso porque, para Dilma “somente é possível retirar uma criança da miséria se retirarmos toda sua família”. Além disso o governo pretende aumentar o número de creches no país e a distribuição de medicamentos para crianças.
Programa Farmácia Popular
Os medicamentos incluídos já fazem parte do programa Farmácia Popular, ou seja, são ofertados à população com até 90% de desconto nas unidades da rede própria e privada. Com a inclusão deles no Saúde Não Tem Preço, o valor estabelecido pelos laboratórios produtores será mantido, mas agora o governo vai assumir a parte que era paga pelo cidadão.
A asma
A asma é uma doença crônica, denominada como uma inflamação das vias aéreas. Dentre os sintomas mais comuns estão, sibilos (ruído, semelhante a um assobio agudo), dispnéia (falta de ar), aperto no peito e tosse, principalmente, à noite e cedo, pela manhã.
Saiba onde tem farmácia popular da rede pública em Fortaleza:
Farmácia Popular – Centro
Rua do Rosário, n° 283
(85) 3253.5111
Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados, de 8h às 12h
Farmácia administrada pelo Ministério da Saúde
Farmácia Popular – Siqueira
Avenida General Osório de Paiva, n° 2955 – Terminal do Siqueira
(85) 3483.2681 – 3483.2675
Atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 12h
Farmácia Popular – Parangaba
Rua Eduardo Perdigão, n° 241, Boxe 14 – Terminal Parangaba
(85) 3105.3061
Atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 12h
Fonte: Jornal Jangadeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

T Dutra Alves

Um blog com objetivo informar ao trabalhador agente de saúde e endemias e a sociedade com dicas de saúde e projetos sociais.