quarta-feira, 23 de maio de 2012

Agentes de saúde de Fortaleza anunciam que podem entrar em greve de novo


Agentes de saúde anunciam que podem entrar em greve de novo


A categoria reclama que faltam ferramentas básicas de trabalho dos agentes, como fardamento e protetor solar. A prefeita marcou reunião durante o lançamento ontem mutirão de combate à dengue na Regional VI

Menos de uma semana após a confirmação de que Fortaleza vive epidemia de dengue, agentes de saúde e endemias anunciaram que podem parar. A reivindicação do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Sanitaristas no Ceará (Sinasce) é a falta de fardamento e protetor solar. O anúncio da possível paralisação foi feito ontem em Messejana, durante o Mutirão Anual Fortaleza Bela nos Bairros Contra a Dengue na Regional VI. 

O Sinasce afirma ainda que houve descumprimento do acordo por parte da Prefeitura, que teria descontado 6% do vale-transporte no salário dos agentes em abril, mesmo tendo dito que não o faria. O entendimento com a Prefeitura se deu após a greve dos agentes, iniciada em janeiro e finalizada em 5 de abril. Ontem, em conversa com o presidente do Sinasce, Luís Cláudio Celestino, a prefeita Luizianne Lins garantiu que nesta semana ocorrerá uma reunião para detalhar o caso.

“Posso até analisar essa questão dos vales-transporte. Agora, dar vale-transporte para quem não estava indo para as casas? Senão as pessoas pensam que greve é brincadeira”, afirmou a prefeita. Segundo ela, durante o acordo coletivo com os agentes, a Prefeitura “deixou bem claro” que os dias parados seriam descontados.

O presidente do Sinasce disse, por sua vez, que os trabalhadores não estão satisfeitos e que é “uma falta de compromisso” do poder municipal descumprir pauta do acordo coletivo, que assegurava fardamento e protetor solar. “Não existe protetor solar e os agentes trabalham oito horas por dia expostos ao sol. Tem agente que até puxa do bolso o dinheiro para executar o trabalho. Isso é motivo suficiente para a categoria paralisar as atividades”.


Fonte: Jornal O POVO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

T Dutra Alves

Um blog com objetivo informar ao trabalhador agente de saúde e endemias e a sociedade com dicas de saúde e projetos sociais.