sexta-feira, 31 de agosto de 2012

AGENTES DE SAÚDE RECEBEM MOTOS PARA TRABALHAR EM LIMOEIRO DO NORTE-CE.


AGENTES DE SAÚDE RECEBEM MOTOS PARA TRABALHAR EM LIMOEIRO DO NORTE-CE.

 
 
Maior mobilidade para o atendimento e, assim, possibilidade de aumento de cobertura é o que se espera com a aquisição de 116 motocicletas para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias no Município de Limoeiro do Norte.

As duas categorias de agentes já receberam os veículos, que serão usados para as visitas às comunidades.
 
Esses profissionais chegarão mais rápido aos destinos, sendo Limoeiro do Norte uma cidade com muitas comunidades e na escalada contra a epidemia de dengue. As motocicletas foram entregues no fim de semana passado e, já nesta semana, os agentes de saúde começaram a buscar os seus veículos para mobilidade.

Eles trabalham nas comunidades de Antonio Holanda de Oliveira, Boa Fé, Bom Nome, Centro, José Simões, Limoeirinho, Luis Alves de Freitas, Monsenhor Otávio, Santa Luzia, Brotolândia e João XXIII.

"Estamos reordenando a rede de atendimento do ponto de vista da infraestrutura, mas não basta um prédio novo e novos equipamentos. O novo padrão de atendimento pensado para a saúde da família passa, fundamentalmente, pelas pessoas envolvidas neste trabalho", afirmou secretário municipal de Saúde, Fábio Moita.

Patrimônio público

A entrega dos veículos foi feita pelo prefeito municipal João Dilmar da Silva, que fez dois pedidos aos agentes. "Zelem o patrimônio público como se fossem de vocês, e atendam bem cada casa, cada família que visitarem, pois ambos ganham com isso", afirmou o prefeito.

Os veículos possuem motores com potência inferior a 50 cilindradas, o que não incorre nas mesmas obrigações do Código Nacional de Trânsito (CNT) que veículos automotores comuns. Os veículos custaram, aproximadamente, R$ 350 mil, entre emenda parlamentar e contrapartida da Prefeitura. As mais de 30 comunidades existentes no Município estão baseadas em 14 unidades básicas de saúde.

Para o prefeito João Dilmar, a aquisição dos transportes motorizados para agentes de saúde é uma prática inovadora que merece ser repercutida nas demais cidades do Estado do Ceará, especialmente, por existirem muitas comunidades rurais e até mesmo residências distantes uma das outras, a serem percorridas pelos agentes.

A motorização da mobilidade aos agentes de saúde é adotada em alguns Municípios brasileiros. A aquisição desses veículos pelas prefeituras é discutida também em âmbito federal. Em novembro do ano passado, a Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou a isenção de tributos para as motos de até 125 cilindradas adquiridas para os agentes de saúde.

Os deputados votaram para que as motos adquiridas pelas prefeituras pelos agentes comunitários de saúde e os de combate às endemias possam ter a isenção tributária. O mesmo ocorrendo para bicicletas. Dentre as condições está a obrigatoriedade de vínculo de trabalho dos agentes com o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo proibida a venda (no caso da compra feita pelos agentes) num prazo de três anos após aquisição.

O agente de saúde é o profissional que está na ponta (a outra seria o Ministério da Saúde), sendo o mais próximo dos beneficiados pelo atendimento. É quem conhece as famílias, chama as pessoas pelo nome e possui conhecimento sobre o perfil da saúde onde trabalha.

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte (Secretaria de Saúde)
Rua Cel. Antônio Joaquim, 2121 Centro - Limoeiro do Norte/CE
Telefone: (88) 3423.1590
FONTE: DN ONLINE.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Atenção ACS e ACE Já esta na conta o Valor de 130.40

Atenção Agentes de Saúde e Endemias de Fortaleza a prefeitura depositou hoje 22/08/2012  o valor 130.40C descotado indevidamente  o mesmo foi o  responsável pelo o transtorno aos servidores entrando na linha de Credito  Cheque Especial


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ABSURDO E FALTA DE RESPEITO DO PREFEITO DE CAUCAIA‏-CE COM AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS. CADÊ O NOSSO SINDICATO ''SINASCE'' ?!.



Companheira agente de saúde do município de Caucaia reclama da situação na qual hoje estão passando. Com  total falta de respeito da gestão aos ACS E ACE. CADÊ O SINDICATO DOS AGENTES DE SAÚDE ENDEMIAS DO ESTADO DO CEARA (SINASCE) ? QUE TANTO SE FALA E QUE FAZ PELOS AMIGOS DE CAUCAIA !. 

MUDANÇA JÁ NA DIRETORIAS BUROCRATA ... !!





Bom dia Priscila Miranda, Primeiramente é um prazer poder me comunicar com você , que para mim é  um exemplo de força nesse trabalho tão desgastante que é o do ACS mas  também muito especial. Aqui na localidade onde moro e trabalho os agentes de saúde estão  passando por um momento muito doloroso,pois é assim que percebo. fiz processo seletivo, consegui passar em um dos primeiros lugares para minha área,foi  um momento de inteira felicidade,entre tantos que tentaram eu estava ali  entre os melhores,e dei tudo de mim.Tudo muito bom,eu fui convocada  entreguei exames e assinei um termo de posse da vaga e logo comecei a  trabalhar,mas no primeiro dia da capacitação eu recebi um lápis e uma  prancheta e uma ficha A da qual eu teria de xerocar mais 241 já que  tinha no começo do trabalho 252 hoje tenho mais,e mesmo sem saber muito  o que fazer eu fui pois fui avisada de que se eu não trabalhasse eu não  receberia o salário nos três meses de capacitação,me esforcei ao máximo  para cadastrar toda a minha área em um mês,mas já nesse mês veio a  decepção:eu não recebi meu salário,nem no segundo mês e no terceiro mês  trabalhando sem receber eles nos chamaram e disseram que tínhamos (eu e  mais 199 acs)que assinar um contrato que nada mudaria nos continuaríamos  clt e que era apenas para controle de gastos,só que não era,mas disse  que quem não assinasse não receberia os salários atrasados e eles  chamariam o cadastro reserva para o lugar,por pressão e chantagem mas  assinamos e desde então não temos mais direitos a nada nem a copia do  termo de posse recebemos pois eles sumiram com elas,eu fui tentar  receber a minha e a moça me disse que isso nunca ocorreu,que eu nunca  tinha assinado isso e que esse documento nunca existiu.E hoje quando  escrevi para o ouvidor para saber por que diferente dos outros  funcionários da saúde eu não tinha recebido a parcela do décimo e ele  disse:você não tem direito a décimo pois é contratada temporária,quer  dizer a dois anos eu trabalho temporária e nem eu sabia.pois quando  assinei o contrato tinha uma lei municipal que dizia admitir os agentes  de saúde em regime estatutário mas logo depois das assinaturas o  prefeito validou uma outra lei que anulava tudo isso nos deixando como  simples prestadores de serviço,e o contrato quando veio já veio com essa  lei escrita mas ele a só foi aprovada em Outubro ou seja um mês depois  da assinatura.Amiga,posso te chamar assim?eu preciso de uma ajuda me de  uma solução o que faço? Fiz seleção aqui em Caucaia-Ce. Tememos todos  sofrer represálias.

Fonte: Ace Priscila e amigos

A cada dia eu mim pergunto ate quando a falta de respeito perante a nossa  categoria que tanto se diz forte .. '' simplesmente 300 mil agentes de saúde e endemias no Brasil e mesmo assim os nossos representantes não abrem os olhos para a nossa importância.   
c

ATENÇÃO :  AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS RESPOSTA NAS URNAS !! CUIDADO PARA QUEM VOCÊ VOTA !!! ... 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Falha no deposito dos salários dos agentes de saúde e endemias de Fortaleza erro esse já esta resolvido pela SMS.

Falha no deposito  dos salários dos agentes de saúde e endemias de Fortaleza.
Na manha de quinta feira data provável dos vencimentos estarem liberado na conta,os profissionais de saúde que estão acostumado com a pontualidade da PMF em seus vencimentos, ficaram em alerta nessa manha preocupados com ocorrido.

Ocorreu um erro técnico no deposito dos salários, erro esse já esta sendo resolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ao entrarmos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, o assessor de Comunicação da SMS Jose Quintino, nos informou que ate o meio dia os vencimentos estarão na conta.

T Dutra Alves

Um blog com objetivo informar ao trabalhador agente de saúde e endemias e a sociedade com dicas de saúde e projetos sociais.