segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Programa Saúde Não Tem Preço - Gratuidade de Remédios Hipertensão e Diabéticos.


Programa Saúde Não Tem Preço




Com o Programa Saúde Não Tem Preço, a população brasileira que sofre com hipertensão ou diabetes passa agora a ter acesso gratuito aos medicamentos para o tratamento destas doenças.  A gratuidade dos medicamentos foi anunciada durante lançamento da campanha, no dia 03 de fevereiro de 2011, pela presidenta da República, Dilma Roussef, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Esta oferta de medicamentos gratuitos na rede Aqui Tem Farmácia Popular é resultado de um acordo do Ministério da Saúde com sete entidades da indústria e do comércio. O acordo beneficia 33 milhões de brasileiros hipertensos e 7,5 milhões de diabéticos. Além de ajudar no orçamento das famílias mais humildes, que comprometem 12% de suas rendas com medicações.
As farmácias e drogarias que não cumprirem os dispositivos da Portaria 184, de 03 de fevereiro de 2011, sofrerão as penalidades previstas na própria Portaria, podendo inclusive ser descredenciadas do programa.

Fonte:  Ministério da Saúde ...








Portal da Saúde - Farmácia Popular

- Portal da Saúde - www.Saude.gov.br - Farmácia Popular:

'via Blog this'

sábado, 24 de setembro de 2011

Grupo de Gestantes do Bairro Parque Universitário

Grupo de Gestantes do Bairro Parque Universitário
Equipe de Saúde da Família Pici 12 
Direção: Dra.  Carolina Buenos Aires Cabral 

A mulher no período gestacional passa-se por um série de mudanças em consequência da adaptação, podendo gera ansiedade e medo em muitos casos, para trabalhamos a ansiedade e adaptação é recomendado que as gestantes participem de grupos, assim vivenciando as atividade e reconhecendo a repercussão em sua vida. 

Os grupos de Gestantes podem ser terapêuticos para os seus participantes,sendo pertinente Palavra - Chave - Grupos; Gestantes; Operativos e Terapêuticos.


Encontro Realizado em Junho de 2011.














            Dra.Carolina Buenos Aires Cabral - (Ginecologistas e Obstetras) 
                                (Medica da Equipe PSF Pici 12).






quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pelo direito de ser criança - Concurso educacional para escolas



Projeto Aqui se Brinca Aqui se Aprende. 
A 4ª edição do Programa está com as inscrições abertas até o dia 28 de Outubro ! com objetivo de reconhecer trabalhos realizados em escolas Publicas e Privadas destinadas ao incentivo do aprendizado de formas interativa do Brincar e Aprender das crianças. 

Pelo direito de ser criança - Concurso educacional para escolas:

'via Blog this'

sábado, 17 de setembro de 2011

Carnaval do Idoso 2011


Carnaval do Idoso realizado pela equipe de saúde da Família Pici 12, com a direção 
Enfermeira Ângela Galvão e Dra. Brenda.  

Foi um dos momentos de lazer, de descontração, integração do grupo.
































A importância das Vacinas.




A importância das Vacinas.
Vacinação em crianças: prevenir para não remediar
O bem mais precioso que possuímos é a saúde, que depende de vários fatores. Dentre eles, a vida moderna nos ensina que um dos mais importantes é a vacinação na infância. A prevenção de doenças desempenha, de fato, um papel fundamental na obtenção de uma saúde perfeita. Afinal, alguns distúrbios comuns e mesmo inofensivos, característicos da infância, quando mal-curados, podem provocar danos irreversíveis.
CALENDÁRIO: FUNDAMENTAL

Assim, para que seu bebê goze de uma perfeita saúde e a mantenha quando atingir a idade adulta é imprescindível acompanhar e cumprir rigorosamente o calendário de vacinação.
 

Todos os bairros da Capital possuem centros de saúde que realizam essas vacinações. Informe-se sobre o centro mais próximo de sua casa pelo telefone: 1520 (Disque Saúde).
Centro de Saúde da Família Francisco Pereira de Almeida (85) 34824021   Bairro: Bela Vista.
Calendário de Vacinação
BCG (Tuberculose): 
1ª dose - 1 mês
2ª dose - a partir de 6 anos (reforço)
HEPATITE B: 
1ª dose - 1 mês
2ª dose - 2 meses
3ª dose - 7 meses
PÓLIO: 
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
5ª dose - 4 a 6 anos (reforço)
DPT (difteria, tétano e coqueluche): 
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
5ª dose - 4 a 6 anos (reforço)
HAEMOPHILUS: 
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
SARAMPO: 
Dose única - 9 meses
MMR (sarampo, caxumba, rubéola): 
1ª dose - 15 a 18 meses
2ª dose - 4 a 6 anos (reforço)
DT (difteria e tétano): 
1ª dose - 11 a 12 anos.

----------------------------

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Parte 2 - Historia do Pici e Parque Universitário.


                                          Escola 1973 

                                          Hoje 2011

Principais pontos da Região Pici na Educação

                                          Universidade Federal do Ceara (UFC)
Fundada em 1949 através de ações populares e opiniões Publicas que se destaca como um grande Interlocutor deste movimento Antonio Martins Filho, que veio se tornar primeiro Reitor da então criada Universidade Federal do Ceara. Com a união das instituições Superior existentes na época, como Escola de Agronomia do Ceara, Faculdade de Direito do Ceara, Faculdade de Medicina do Ceara, Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceara, Juntas formaram a UFC.  Hoje a Universidade tem variados cursos superiores com 3 Campos em Fortaleza e mas 3 no Interior. Na região Pici tem varias atividades na área de Saúde e Odontologia, esporte e Lazer que são atividades destinadas às pessoas que reside em suas proximidades as mesma são acompanhadas por Projetos de profissionais da Universidade, nesses se destaca Centro de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM) fundado em 1981, aparte de um convênio estabelecido entre a UFC e as Secretaria de Educação do Estado do Ceará que proporcionam as famílias da área Atendimento Odontológico com prioridade para gestantes crianças e adultos, Projeto (Farmácia Viva) com a Horta e seus produtos, Lambedor e sabonete liquido. Projeto de Acompanhamento Interdisciplinar à Saúde da Família (PAISF) fazendo acompanhamento de cerca de 4.500 famílias da comunidade do Papoco e adjacência com consulta de Prevenção, Pré-Natal e Planejamento Familiar. Projeto Saúde Expansão e Movimento desenvolver atividades laborais todas as 2º, 4º e Sexta-Feira. 

A Escola Maria Liduína Correa Leite foi constituída inicialmente com recursos da comunidade, em 1973 na Rua Espírito Santo, 94, Bela Vista. As professoras eram voluntárias. Passou a receber apoio da Secretaria de Educação do Município através da Srª Liduína Correa Leite, que na época era secretária de educação. Em 1980, a escola foi transferida para a Rua Fernão Magalhães, 120, Parque Universitário. Em 1996 a escola passou a ser patrimonial.

Biblioteca Mary Mona Kelly, foi fundada no ano de 2003 pela a Irma na qual foi homenageada com o seu nome. Na época desenvolvia trabalhos voltados para adolescentes e Gestantes através de cursos. Afrente da administração da  Biblioteca tem como diretora Sra. Maria das Graças morra.



Principais pontos da Região Pici no Social

O Conselho das Comunidades do Papôco foi fundado no dia 30 de novembro de 1989, com a finalidade de unir e fortalecer as associações da localidade Papoco, Associação João Paulo I, Associação Terra de Deus e associação do Parque Universitário, No Bairro Pici. Segundo o atual Presidente do Conselho Francisco Andrade de Freitas, tivemos muitas conquistas, tais como Aberturas de Ruas, Drenagens e Pavimentação, Iluminação Pública, Ramais de Água, Construção de Creches, Centenas de Cursos Profissionalizantes, Construção de 05 mutirões habitacional sendo 01 no Papoco, 01 na Terra de Deus, um no Planalto Pici e na Bela Vista, o mais recente Conjunto Novo Paraíso no Pici. Hoje na comunidade do Papoco, há Igrejas, Super Mercado, Associação, Lojas nas proximidades há uma Creche que no momento se encontra Fechada. Estamos lutando para reabrimos e a Creche Paraíso o prédio com novas atividades para a comunidade.
Já na Associação dos Moradores do Parque Universitário sua historia contada pela atual Presidente Maria da Conceição Alves, falou que a associação no ano de 1992 era do lado da escola Maria Liduína Correia Leite que a mesma foi responsável por muitas melhorias para comunidade. Hoje tem vários cursos para jovens e adultos.
Igreja Santa Edwiges foi fundada 1992, no mesmo período a Dona Mariquinha era Presidente da Associação, o terreno foi cedido pela Associação para a construção da Igreja Santa Edwiges e da nova Sede. Com grande papel na comunidade é um dos responsáveis por muitas melhorias da região, Sr. Hernani Gadelha trabalhou e lutou muito para a construção dos prédios o mesmo juntamente com a parceria e apoio da UFC e da comunidade conseguiram através de doações e movimentos construir. Hoje há um Salão Comunitário, Quadra Esportiva, Cozinha do Projeto Mesa Brasil, Salas de Consultórios do Projeto ICIDR que acompanha crianças 0 a 7 e Gestantes ,esse projeto que tem parceria com a UFC  e a Universidade de Viginha do Norte.

Principais pontos da Região Pici na Saúde

Unidade de Saúde Francisco Pereira de Almeida fundado em 1981, onde a entrada era pela Rua Chile foi feito uma reforma na época do Prefeito Juraci Magalhães que passou ser pela Rua Paraguai, o nome Francisco Pereira é uma homenagem a um comerciante do bairro amigo de um Vereador. Já o terreno foi uma doação de uma imobiliária Manoel Satiro onde teve uma sala com em sua homenagem (Mahir Satiro). Atualmente a Unidade Costa com 39 Agentes de Saúde, 3 Medico,7 Enfermeiros,5  Dentista,3 Auxiliares,4 Terciários , 2 Posso Ajudar.
Ressaltando a referencia Medica da Região Pan Americano na época o senhor Dr. Dedé que atendia todos os casos em seu consultório com preços populares.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Calendário da Gravidez

Calendário da gravidez:

'via Blog this'


Acompanhe toda a sua gestação, dia a dia, com nosso calendário da gravidez. Todos os dias você saberá como seu bebê está crescendo e o que fazer para aproveitar ao máximo as coisas boas da gestação e reduzir os desconfortos. Preencha a data prevista para o nascimento do bebê (se você não sabe qual é, use nossa calculadora da gravidez) e deixe o resto conosco. 

É só seguir os três passos acesse e criaremos o seu calendário da gravidez.

Dia do Idoso no C.S.F Francisco Pereira de Almeida em 2010


Atualmente a faixa etária da população idosa do Brasil (mais de 65 anos) vem
aumentando proporcionalmente em relação em outras faixas etárias. O envelhecimento é um
fenômeno natural, mas nos produz sentimento de preocupação, pelo fato de ser difícil sustentar
um prognóstico otimista diante dos problemas prementes da demanda da população idosa.
Acredita-se que o surto do envelhecimento representará, futuramente, um problema
grave. É de se supor que por muitos anos haverá um confronto permanente, tanto na política
interna quanto na externa.
O crescimento dessa faixa etária no país exige preocupações com a inclusão social, pois
ele não está preparado para o envelhecimento da população. “O Brasil está se tornando um país
velho”, é o que ouvimos baseado em dados numéricos. Mas será que estamos conscientes do
que isto significa?
É preciso mudar, primeiramente, a imagem que a sociedade constrói da pessoa idosa.
Quando a pessoa envelhece, torna-se automaticamente incapaz na visão de muitas pessoas. Se
o Brasil está envelhecendo, a população idosa começará a participar cada vez mais da
economia do país.
É fato que os países em desenvolvimento têm em sua população um grande número de
jovens despreocupados com a saúde e que, tampouco, praticam qualquer tipo de atividade
esportiva. Em longo prazo, isso baixará a idade média desses países, não podendo esperar que
no futuro a população idosa chegue a ultrapassar a jovem. Assim, observa-se a grande
preocupação governamental e social no que se refere ao processo de envelhecimento, devido ao
fato do idoso corresponder a uma grande parcela da população, trazendo consigo o aumento do
gasto financeiro do governo, no que tange a aposentadoria e a saúde pública. (DEBERT, 2004).
Segundo Géis a velhice é mais uma etapa da vida e devemos nos preparar para vivê-la
da melhor maneira possível. Nascemos, crescemos, amadurecemos, envelhecemos. Deve-se
aceitar todo processo e adaptar-se física e psicologicamente à idade como uma de suas etapas.
Para poder viver uma velhice sadia tem que se preparar para essa fase e, convenhamos, são
muitos anos que se tem para essa preparação. A vida do idoso é uma vida rica, pois já passou
por diversos problemas e obstáculos. Não se pode abalar com as preocupações; deve-se aceitar
as situações com otimismo e procurar atividades para ocupar o tempo livre, auxiliando o idoso a
compreender melhor sua condição, além de sentir e aceitar a si mesmo.
Um agravante é a imagem negativa de alguns seguimentos da sociedade, que projetam
sobre o fenômeno do envelhecimento enfatizando o declínio físico dos idosos, muitas vezes
ignorando certas qualidades dessa etapa da vida. A família do idoso e o poder público, não estão
suficientemente preparados para amenizar os problemas dessa nova realidade demográfica.
Dessa forma, Simões afirma que, a expressão “velho” pode significar perda,
deterioração, inutilidade, fragilidade, decadência, antigo, gasto pelo uso, tais significado
acabaram criando uma concepção pejorativa a respeito da velhice, resumindo-a a estereótipos,
preconceitos, mitos e rótulos, acabam ressaltando apenas as perdas, nunca enaltecendo as
suas conquistas.

No Brasil houve um grande aumento de programas voltados ao idoso, como .grupo de terceira idade.,escolas abertas., .grupo de convivência de idoso., tendo como objetivo encorajá-lo na busca da autoconfiança e do auto-conhecimento,dando suporte para que possa enfrentar a dificuldade do seu dia - a - dia, como sua diminuição de habilidades cognitivas, baseadas no uso da linguagem e na capacidade de comunicação,vitais para uma pessoa tornar-se autônoma e aceita.
Fazem parte dessa autoconfiança, o controle físico, representado pela necessidade de controlar os movimentos do corpo, o grau de capacidade motora que envolve sentar, ficar de pé e andar, tanto quanto a capacidade de conter e reter os fluidos corporais. Deve ser adicionado a isso certo grau de controle emocional.

No C.S.F Francisco Pereira de Almeida consta com 2 equipes formadas trabalhando em pró da comunidade desenvolvendo atividades em grupos. Como grupo Gestante, Idoso e Hiperdia. Organizado por Agentes de Saúde e Enfermeiros e Médicos e um grupo de apoio do NASF.
Hoje a Equipe Pici 12 conta em media com 35 idosos nas reuniões que acontece uma vez por mês no Salão Comunitário do Parque Universitário.
Com envolvimento desses profissionais da saúde a comunidade ganha qualidade de vida e bem esta. 


                                       














T Dutra Alves

Um blog com objetivo informar ao trabalhador agente de saúde e endemias e a sociedade com dicas de saúde e projetos sociais.